"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente."


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Simpatia X Empatia

A diferença entre agradar alguém e o compreender é sutil. Ao tentar agradar, costumamos falar e agir de formas socialmente aceitas: sorrir, dar conselhos, ser solidário... Contudo, a maioria dessas ações são feitas buscando aprovação social, buscando ser SIMPÁTICO.Busca-se, ao tentar agradar alguém e não o compreender, ter uma boa imagem , a imagem de alguém que se empenha e merece se admirado.
O problema é que nem sempre tentar agradar alguém fará que ela se sinta melhor, que ela se sinta compreendida, pois ela não foi acessada. O problema dela foi visto de forma superficial e sua dor não foi entendida.

Para entender a dor do outro, é necessário se envolver, se colocar no lugar do outro, identificar seus sentimentos e modo de ser .É necessário ser EMPÁTICO. Não é só porque não vemos problema em determinada situação que o problema não exista para outra. Um exemplo simples é o medo de falar em público. Algumas pessoas vão ter esse medo, outras não. Mas o fato de algumas não sentirem isso não faz com que o medo de outras não exista.  
O problema daquela pessoa existe independentemente se você concorda ou não com ele, se você acha que ele é valido ou não. Por isso, muitas vezes quando queremos ser somente simpáticos, damos conselhos como "Ah, mas que besteira se preocupar com isso", 'Que chato em!', "Você não tentou só enfrentar seu medo não?". Quem escuta de fora, pode até concordar com você que você está sendo solidário ,prestativo e ajudando a lidar com a situação mas na verdade, você está pensando , sentindo e argumentando como você faria. É o que você acredita ser certo, o que você entende de maneira unilateral . 
Compreender a pessoa, ser empático, exige que você dialogue, escute como a pessoa pensa, sente , enxerga e lida com aquela situação. É  você tentar entender a pessoa a partir do ponto de vista dela e não do seu.No fundo , ser empático é tirar o foco de você e colocar o foco no outro. 
Entendendo o outro, podemos buscar  dentro de nós mesmos situações, sentimentos, pensamentos parecidos e tornar isso uma forma de conexão. 
Ser empático é um exercício diário porém muito gratificante. Ao ser empático, desamarramos alguns nós ligados a preconceitos , nos abrimos a novos mundos, acessamos novas formas de pensar, de sentir e de agir em determinada situação, aumentamos nossos aprendizados e com isso tudo, crescemos. 

O vídeo abaixo ilustra bem a diferença entre simpatia e empatia. Vale a pena assistir.




6 comentários:

  1. Meu maior problema é conseguir ser simpática com todo mundo, e a partir disso gera minha empatia haha
    Adorei esse seu post, ficou super completo.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bárbara !
      Ser empático não é uma tarefa fácil mas é importante.
      Beijos !!

      Excluir
  2. Gostei bastante do seu pois ele me fez compreender questões importantes da minha personalidade, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o texto te ajudou a aumentar seu autoconhecimento !
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Tenho a palavra Empatia tatuada no meu braço esquerdo. Não tem valor que eu preze mais senão este.

    www.ruivacriativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana ! Desde quando você tem essa tatuagem ? Adoro saber a história por trás de cada tatuagem. Geralmente , há muito de cada pessoa representado na tatuagem.

      Excluir