"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente."


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Por que um psicólogo não costuma me dizer o que fazer em relação aos meus problemas?


Na  terapia , muitos psicólogos irão descobrir aquela pessoa à sua frente, irão descobrir junto à própria pessoa os seus medos , dilemas, sentimentos , forma de agir e ser no mundo. Isso não é  uma tarefa rápida . A cada dia descobrimos algo novo , a cada dia acrescentamos ou alteramos algo no nosso repertório. Logo, querer que alguém te dê uma direção só de te ouvir uma vez não é  cabível.  É claro que o psicólogo consegue perceber algumas coisas desde o começo, mas não passam de hipóteses  que devem ser analisadas ao longo da terapia e junto com a pessoa.

Porém, o fator que mais importa na questão de dar ou não uma solução a seus problemas é que se o o psicólogo sempre te der as respostas , ele não irá estar te vendo como uma pessoa sensacional, capaz de lidar com seus problemas. Se sempre recebemos uma resposta ou somos direcionados a qual caminho seguir, podemos nos tornar dependentes e achar que não podemos tomar nenhuma decisão em nossa vida por conta própria .No fim das contas,   podemos achar que somos incapazes.

Todos deveriam saber que nós somos capazes de lidar com o nosso problemas, por mais difícil que ele seja. 




Um exemplo disso é o vídeo 'as cores das flores'. Nesse vídeo ,uma professora pede a seus alunos para escreverem uma redação com o tema as cores das flores. Um dos alunos é cego (Diego ) e por não ver as cores poderia não saber como resolver o problema da redação. Alguns alunos tentam ajudá- lo dizendo quais são as cores que existem e como elas as percebem ,porém se Diego fizesse sua redação com base na percepção dos outros não seria a mesma coisa. No fim, ele arranjou a solução dentro dele e conseguiu fazer uma redação assim como os outros alunos. Ele poderia ter aceitado a solução que deram a ele mas não viria dele .Ao achar a solução por si próprio, ele afirma que é capaz e uma pessoa fantástica. Claro que podemos ouvir a opinião do outros, isso é válido,  afinal alguém pode ter uma percepção diferente da nossa e que muito nos acrescentaria. Contudo , a decisão tem que ser nossa!
O que o psicólogo irá fazer é achar caminhos (que já estão em você) COM VOCÊ e aumentar sua percepção para que VOCÊ consiga tomar a decisão. 
A terapia não acontece de um só lado, ela acontece principalmente com a sua participação e sua vontade. O psicólogo estará lá como um facilitador para a sua capacitação e investimento em si mesmo.


Um comentário:

  1. olá faço parte da agenda dos blogs e vim conhecer o seu e já te sigo te convido a conhecer o meu tbm bjs!!

    blogdajoalvesoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir